Bragafonia…
No Dia Mundial da Escuta de 2019, no jardim da livraria Centésima Página em Braga, a investigadora Laura Romero realizou uma acção sonora onde uma tenda de campismo foi convertida num pequeno e íntimo estúdio de gravação. Pessoas que estavam na livraria foram convidadas a participar. Cada pessoa, deitada dentro da tenda, experimentou o seu próprio momento de escuta e de gravação. Ao redor, vários frascos continham papéis com poemas e perguntas sobre as memórias, os sons e os espaços. O resultado é uma peça polifónica e íntima que retrata a cidade de Braga e a região do Minho, ao mesmo tempo que retrata algumas memórias, histórias e sensibilidades das pessoas que convivem neste espaço.
A peça contém algumas gravações binaurais e por tanto recomenda-se ouvir com auscultadores para uma melhor experiência de escuta.
Bragafonia é uma criação sonora de Laura Romero, com o apoio da Livraria Centésima Pàgina e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Esta peça foi desenvolvida no âmbito do projeto “Audire: guardar memórias sonoras”, durante julho e agosto de 2019. Os agradecimentos pelo apoio e a participaçao são infinitos: Helena Gomes, Adriano Ferreira, Francisca Martins, Sofia Saldanha, Madalena Oliveira, Alberto Sá, Pedro Portela, Ricardina Magalhaes, Alice Dutra, Cristina dos Santos, Luis Camanho, Alberto Fernandes, e todas as pessoas anónimas que partilharam as suas memórias.