Programa

10h30

 

ABERTURA
Madalena Oliveira

 

Apresentação da iniciativa “Sons da distância”

 

11h00

 

MESA REDONDA
Moderador: Luís António Santos

 

  • Pedro Félix – coordenador da equipa instaladora do Arquivo Nacional do Som
  • Raquel Castro – investigadora do CICANT / Universidade Lusófona de Tecnologias e Humanidades
  • Rui Dias – compositor, artista multimédia e professor do Instituto Politécnico de Castelo Branco
  • Alexandrina Guerreiro – sonoplasta

 

A sessão será aberta ao debate com os participantes

 

12h30
PAUSA PARA ALMOÇO

 

14h00
SESSÕES PARALELAS de apresentação de trabalhos

 

Sala virtual 1 
PLANOS SONOROS, NARRATIVAS E CONVERGÊNCIA
Moderador: Fábio Ribeiro  

 

A pós-produção de áudio nos campos da comunicação e/ou produção audiovisual na era da convergência digital 
Carlos Canelas 
Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior | Instituto Politécnico da Guarda (Portugal) 

 

Percorrendo as trilhas sonoras das telenovelas: a memória da música popular brasileira nos anos de 1970 
Emilla Grizende Garcia
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (Brasil)  

 

A rádio e o som do silêncio 
Rita Curvelo   
Universidade Católica Portuguesa (Portugal) 

 

Reflexão sobre as mudanças na linguagem do radiojornalismo brasileiro após a chegada da Internet  
Alvaro Bufarah Junior  
Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Presbiteriana Mackenzie (Brasil) 

 

“Hey, listen!” Hacia una conceptualización de la escucha y el entorno sonoro en los videojuegos  
Teresa Piñeiro-Otero  
Universidade da Coruña (Espanha) 

 

 
Sala virtual 2 
SONORIDADES, RITUAIS E CULTURA
Moderador: Luís António Santos  

 

Oferendas Performativas – arte sonora em uma cosmoaudição 
Victor Hugo Alves Araújo   
Universidade de Brasília (Brasil) 

 

Cartografia Sonora Tuxá   
André Luis O. P. de Souza   
Universidade do Estado da Bahia / Ecologia Humana (Brasil) 

 

O silêncio dos tambores e o ouvir no imaginário coletivo – Filhas de Santo na Quarentena   
Vania Galliciano Ghelardi  
Universidade do Minho – ICS (Portugal) 

 

O som como espelho cultural de uma nação: um estudo da articulação sonora e composição estética da obra “Feel the Sounds of Kenya”  
Julia Bohatch Batista  
Universidade do Minho – Instituto de Ciências Sociais (Portugal)  

 

Afetos e criações sonoras coletivas durante a pandemia: formas de escutas de si e do outro 
Marina Mapurunga de Miranda Ferreira  
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) (Brasil) 

 

Conteúdo poético e sonoridade nas audiodescrições da Exposição MARIANA – SSA/BA 
Sandra Regina Rosa Farias  
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) (Brasil) 

 


Sala virtual 3 
SOM, MEMÓRIA E PAISAGENS
Moderador: Alberto Sá  

 

Um regresso ao escutar: uma reflexão sobre a importância da memória e das paisagens sonoras 
Ana Sofia Paiva  
Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) (Portugal)  

 

Ecologia sonora e ecologia ambiental   
João N.S. Almeida  
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Portugal) 

 

Silêncio ensurdecedor: sabemos escutar o mundo por vir?  
Pedro Amorim de Oliveira Filho  
Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), Unversidade Federal do Reconcavo da Bahia (UFRB) (Brasil) 

 

As sonoridades e o apelo à memória: uma reflexão sobre a importância das paisagens sonoras em tempos de pandemia  
Ricardo Morais  
Universidade da Beira Interior/LabCom (Portugal) 

 

“Gugu Dadá” e outros sons: para uma reflexão sobre a primeira infância em isolamento acústico   
Teresa Costa Alves  
CECS (Portugal) 
 

 

Sala virtual 4 
SONS, SENSAÇÕES E CONTEMPLAÇÃO 
Moderador: Daniel Brandão

 

Sobre puntos de escucha y posibles cosmoaudiciones (o: en torno a bandas sonoras para sentipensarnos)  
Carlos Bonfim  
Universidade Federal da Bahia (Brasil) 

 

Sonoridades subalternas en tiempos de pandemia 
Graciela Martínez Matías   
Universidad Nacional Autónoma de México (México)  

 

A vocalização do texto poético: uma experiência de emissão e escuta   
Laercio Fernandes dos Santos & Marlete Sandra Diedrich  
Universidade de Passo Fundo (Brasil) 

 

A locução audiodescritiva e o visocentrismo: um recurso de acessibilidade no futebol para pessoas com deficiência visual   
Marcos Alexandre Sena da Silva  
Universidade Federal da Bahia (Brasil) 

 

“O mundo não é para contemplar. É para escutar” – uma análise fílmica do curta-metragem Fantasma (2010)  
Marise da Silva Urbano Lima  
Universidade Federal de Sergipe (Brasil) 

 

15h30
ENCERRAMENTO