10h30
ABERTURA
Madalena Oliveira
Apresentação da iniciativa “Sons da distância”
11h00
MESA REDONDA
Moderador: Luís António Santos
- Pedro Félix – coordenador da equipa instaladora do Arquivo Nacional do Som
- Raquel Castro – investigadora do CICANT / Universidade Lusófona de Tecnologias e Humanidades
- Rui Dias – compositor, artista multimédia e professor do Instituto Politécnico de Castelo Branco
- Alexandrina Guerreiro – sonoplasta
A sessão será aberta ao debate com os participantes
12h30
PAUSA PARA ALMOÇO
14h00
SESSÕES PARALELAS de apresentação de trabalhos
Sala virtual 1
PLANOS SONOROS, NARRATIVAS E CONVERGÊNCIA
Moderador: Fábio Ribeiro
A pós-produção de áudio nos campos da comunicação e/ou produção audiovisual na era da convergência digital
Carlos Canelas
Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior | Instituto Politécnico da Guarda (Portugal)
Percorrendo as trilhas sonoras das telenovelas: a memória da música popular brasileira nos anos de 1970
Emilla Grizende Garcia
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (Brasil)
A rádio e o som do silêncio
Rita Curvelo
Universidade Católica Portuguesa (Portugal)
Reflexão sobre as mudanças na linguagem do radiojornalismo brasileiro após a chegada da Internet
Alvaro Bufarah Junior
Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Presbiteriana Mackenzie (Brasil)
“Hey, listen!” Hacia una conceptualización de la escucha y el entorno sonoro en los videojuegos
Teresa Piñeiro-Otero
Universidade da Coruña (Espanha)
Sala virtual 2
SONORIDADES, RITUAIS E CULTURA
Moderador: Luís António Santos
Oferendas Performativas – arte sonora em uma cosmoaudição
Victor Hugo Alves Araújo
Universidade de Brasília (Brasil)
Cartografia Sonora Tuxá
André Luis O. P. de Souza
Universidade do Estado da Bahia / Ecologia Humana (Brasil)
O silêncio dos tambores e o ouvir no imaginário coletivo – Filhas de Santo na Quarentena
Vania Galliciano Ghelardi
Universidade do Minho – ICS (Portugal)
O som como espelho cultural de uma nação: um estudo da articulação sonora e composição estética da obra “Feel the Sounds of Kenya”
Julia Bohatch Batista
Universidade do Minho – Instituto de Ciências Sociais (Portugal)
Afetos e criações sonoras coletivas durante a pandemia: formas de escutas de si e do outro
Marina Mapurunga de Miranda Ferreira
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) (Brasil)
Conteúdo poético e sonoridade nas audiodescrições da Exposição MARIANA – SSA/BA
Sandra Regina Rosa Farias
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) (Brasil)
Sala virtual 3
SOM, MEMÓRIA E PAISAGENS
Moderador: Alberto Sá
Um regresso ao escutar: uma reflexão sobre a importância da memória e das paisagens sonoras
Ana Sofia Paiva
Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) (Portugal)
Ecologia sonora e ecologia ambiental
João N.S. Almeida
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Portugal)
Silêncio ensurdecedor: sabemos escutar o mundo por vir?
Pedro Amorim de Oliveira Filho
Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), Unversidade Federal do Reconcavo da Bahia (UFRB) (Brasil)
As sonoridades e o apelo à memória: uma reflexão sobre a importância das paisagens sonoras em tempos de pandemia
Ricardo Morais
Universidade da Beira Interior/LabCom (Portugal)
“Gugu Dadá” e outros sons: para uma reflexão sobre a primeira infância em isolamento acústico
Teresa Costa Alves
CECS (Portugal)
Sala virtual 4
SONS, SENSAÇÕES E CONTEMPLAÇÃO
Moderador: Daniel Brandão
Sobre puntos de escucha y posibles cosmoaudiciones (o: en torno a bandas sonoras para sentipensarnos)
Carlos Bonfim
Universidade Federal da Bahia (Brasil)
Sonoridades subalternas en tiempos de pandemia
Graciela Martínez Matías
Universidad Nacional Autónoma de México (México)
A vocalização do texto poético: uma experiência de emissão e escuta
Laercio Fernandes dos Santos & Marlete Sandra Diedrich
Universidade de Passo Fundo (Brasil)
A locução audiodescritiva e o visocentrismo: um recurso de acessibilidade no futebol para pessoas com deficiência visual
Marcos Alexandre Sena da Silva
Universidade Federal da Bahia (Brasil)
“O mundo não é para contemplar. É para escutar” – uma análise fílmica do curta-metragem Fantasma (2010)
Marise da Silva Urbano Lima
Universidade Federal de Sergipe (Brasil)
15h30
ENCERRAMENTO